Olá! Seja bem vindo(a) ao espaço da segurança:

Vamos falar de algo que tem muito haver com segurança pode comentar a vontade... aceito sugestões pra aperfeiçoamento. Obrigado!

Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

CONFERÊNCIA DA DEFESA CIVIL

Crescimento das áreas de risco é discutido em Conferência Municipal

São Bento do Sul realizou na quinta-feira, 25, a etapa municipal da Conferência de Defesa Civil, contando com a presença de representantes de diversos setores como o sindical, educação, empresa privada, clube de radioamadores, associação de moradores, poder legislativo, executivo, além de integrantes do órgão pertencente a Mafra, Canoinhas, Rio Negrinho, Campo Alegre, Papanduva e Florianópolis.
O Diretor da Defesa Civil em São Bento, Aluísio Moreira, relatou que foi muito importante a discussão dos grupos diante de tantos assuntos que envolvem situações reais, como moradias irregulares presentes em áreas de risco, enchentes, lixo ao céu aberto e principalmente a questão da prevenção, muito citada como forma de solução para evitar diversas ocorrências. Representando o Prefeito Magno Bollmann que estava em Brasília, o Secretário de Governo Edimar Salomon, argumentou da importância da realização do encontro com diferentes representantes, sendo fundamental a troca de ideias.

A criação da Defesa no mundo entre 1940 e 1941, na Inglaterra, durante a segunda guerra mundial, foi citada na palestra do Diretor Estadual da Defesa Civil Major Márcio Luiz Alves, alertando para a infraestrutura do órgão no estado, que segundo ele, possui profissionais aptos a orientar os municípios, mas que não deve ser lembrado só em situações de emergência.

Esta ligação de Defesa e Desastres, é uma questão que deve ser mudada segundo ele. O trabalho que já foi desenvolvido em escolas da rede estadual, somando mais de 4 milhões de cartilhas educativas entregues, foi um exemplo citado. “Trabalhamos e estamos retomando o foco com as escolas, pois ao nosso ver, o ensino do que é a percepção de risco para os jovens rendeu um ótimo resultado. Nas escolas municipais, estamos desenvolvendo o trabalho através dos órgãos de cada município”, explicou.

O desenvolvimento de ações focadas em prevenção foi o principal alerta para os participantes. “Precisamos prevenir muito mais do que distribuir colchões e telhas. A ajuda é importantíssima nestes momentos de sofrimento, pois não deixaremos faltar nada ao nosso povo, o mínimo é a dignidade, porém a nossa principal ação é a prevenção”, completou.

Já a segunda palestra do dia “Levantamento de Áreas de Risco” proferida pela Socióloga e Pesquisadora do Ceped/UFSC Rita de Cássia Dutra, mostrou a realidade de muitos municípios, com o crescimento desordenado, atingindo diversas classes sociais e intensificando a luta entre desastre e pobreza.

Rita mostrou que através do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), é possível minimizar isso, incluindo na política urbana das cidades, métodos eficazes para evitar cenários catastróficos, evitando falta de proteção a população carente e redução de acesso ao bens de consumo. Todos participaram ativamente, com questionamentos, e apresentação de soluções para os problemas de moradias irregulares e fiscalização.

Logo depois da palestra, houve a preparação de propostas com o Professor da Universidade do Contestado Arlindo Costa, no qual na parte da tarde foram discutidas com os grupos temáticos. Depois houve a eleição dos delegados que irão representar São Bento do Sul na etapa estadual, que acontecerá no dia 03 de março, em Florianópolis, para então, todos se direcionarem a etapa nacional em Brasília (DF), 24 e 27 de março.

LEIA MAIS E CONFIRA AS FOTOS NO BLOG: www.umdecplan.blogspot.com e NO SITE DA PREFEITURA DE SÃO BENTO DO SUL: www.saobentodosul.sc.gov.br

--
Umdecplan - União Municipal de Defesa Civil do Planalto Norte
São Bento do Sul
(47) 3631-6073
www.umdecplan.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.